Scroll Down

O bufo-real é atualmente a maior ave de rapina noturna do mundo, podendo atingir 86 cm de comprimento e 1,7 a 2,1 m de envergadura e pode pesar até 5,5 quilos. O bufo-real tem uma longevidade bastante extensa que pode variar de 10 a 20 anos.

Família

Bubo bubo

Morfologia

O bufo-real é atualmente a maior ave de rapina noturna do mundo, podendo atingir 86 cm de comprimento e 1,7 a 2,1 m de envergadura e pode pesar até 5,5 quilos. O bufo-real tem uma longevidade bastante extensa que pode variar de 10 a 20 anos. Caracteriza-se pelos dois tufos de penas no alto da cabeça que retrai durante o voo, grandes olhos de íris laranja, ventre pálido e listado e dorso jaspeado e escuro com manchas claras.

Caracterização de base

Biologia e habitat

O bufo-real ocorre em regiões com pouca ocupação humana ou topograficamente inacessíveis, normalmente maciços montanhosos, vales rochosos e falésias litorais, sempre com presença de escarpas rochosos que constituem o seu abrigo e zona de nidificação. Os ninhos situam-se usualmente em fissuras, cavernas, ou em plataformas rochosas, protegidas por rochas salientes, arbustos, troncos e buracos de árvores ou até no solo, em zonas declivosas; e em edifícios antigos.

​​Estatuto de conservação

---

​ Comentários

Os principais fatores de ameaça desta ave são essencialmente de origem humana. Visto que o bufo-real realiza muita atividade em zonas rurais e peri-urbamas, usando os apoios elétricos como local de poiso de caça e dormitório, é comum ocorrer a colisão e eletrocussão nas linhas aéreas de distribuição elétrica. Outro dos fatores de mortalidade da espécie prende-se com o abate a tiro, por parte dos humanos, bem como o uso de iscos envenenados. Além disso, com a rarefação das populações de Coelho-bravo, uma das suas presas, o número de aves desta espécie também tem vindo a diminuir.